Seja nos costumes, na cultura, na arte e no modo de ver a vida, uma nova geração sempre traz um grande impacto. No trabalho, o impacto das gerações vem transformando as formas de produzir e também de se relacionar com as estruturas corporativas, seus espaços e propostas. De acordo com definições sociológicas, a geração Z é constituída por jovens que nasceram a partir de 1995 e que hoje estão frequentando ou terminando a formação acadêmica e profissional. 

É sobre a chegada da geração Z ao mercado de trabalho, suas visões, particularidades e expectativas que vamos falar hoje no blog da Bortolini.

A geração Z é caracterizada por uma diferente expectativa na sua relação com o trabalho. É a geração que procura a realização  com propósito. E essa realização não se trata apenas de fazer o que gosta, com saúde mental e física, mas também de fazer parte de uma organização com valores alinhados aos seus e estruturas físicas que envolvam suas necessidades. 

Nativos digitais, são práticos, realistas, tolerantes, ativistas e avessos a rótulos. 
A geração Z é adepta à inclusão, à flexibilidade e deseja construir um mundo melhor para si e para as próximas gerações. Tendem mais à expressão individual em relação às gerações anteriores, o que não significa que são menos comunicativos. A comunicação assíncrona, onde o receptor e o emissor não se comunicam em tempo real, é uma particularidade dessa geração que prefere organizar suas ideias e estruturar tudo com antecedência para então interagir com o restante da equipe e com outras gerações.

Quando o assunto é mobiliário corporativo, essa relação com a realização pessoal se dá com a profundidade com que suas particularidades são compreendidas e atendidas. Mesas de trabalho como as da linha Pluri são uma ótima escolha para projetos voltados à geração Z, isso porque contam com um design moderno e capacidade de dar vida a este espaço individual e acolhedor. Podem contar com rodízios que garantem a mobilidade e a flexibilidade que atrai esta geração e recebem as soluções de conectividade, como régua tona ou caixa de tomadas.

Em contrapartida, a interação também faz parte da rotina da geração Z. Pensando nisso, salas de descompressão para descansar,  trabalhar de uma forma diferente e realizar reuniões de  brainstorm com a equipe, são excelentes ideias para atender às demandas da nova geração. Uma ótima escolha para dar vida a estes espaços é  com a linha Otium, capaz de criar configurações diferentes para uma pausa breve com o objetivo de  organizar as ideias e colocar tudo em prática.

Gostou dos conteúdos!? Continue acompanhando a Bortolini nas redes sociais e fique sabendo sempre que algo novo for postado aqui no nosso blog.