Compreender as particularidades dos seres humanos, interpretar seus anseios e responder a cada um deles de maneira inteligente e prática por meio de produtos com alto padrão de qualidade. Esta tarefa ganhou um lugar e um time especial dentro da Bortolini.

Criado em 2009, o Estúdio ID Bortolini é formado por uma equipe multidisciplinar voltada à pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, utilizando o design para buscar soluções funcionais, ergonômicas e ecoeficientes de mobiliário corporativo.

Através dele, diferentes designers trabalham em conjunto com engenheiros especializados para desenvolver, prototipar e testar os projetos de novos produtos.

Fique agora com uma entrevista com Sidinei Sbeghen, designer de longa data na Bortolini, um talento conectado com o mundo e capaz de dar vida a produtos pensados por todos os ângulos.

Qual a importância dos Materiais e suas utilidades?

Os materiais escolhidos afetam a função, as especificações do projeto, a facilidade de fabricação, geralmente o mais importante é o custo do produto. Esta é sem dúvida uma das decisões mais complexas e importantes tomadas durante o processo de Design.

Qual o papel do design no mobiliário dos escritórios?

O Design deve garantir que o mobiliário atenda hás necessidades dos usuários levando em consideração a estética, conforto, ergonomia e principalmente a funcionalidade, um dos fatores mais importante que deverá ser considerado no processo de desenvolvimento.

Como funciona o desenvolvimento de novos produtos na Bortolini?

Criamos na Bortolini uma metodologia para o desenvolvimento de produtos, divididas em seis fases, dentro de cada encontra-se as etapas bem definidas para a conclusão do desenvolvimento eficaz de seus produtos.

1ª Fase - Identificação das oportunidades e necessidades de novos produtos

2ª Fase - Geração conceitual dos produtos

3ª Fase - Aplicação conceitual dos produtos

4ª Fase - Desenvolvimentos dos produtos e processos

5ª Fase - Material de apoio e vendas

6ª Fase - Lançamento dos produtos

A 1ª fase é a principal. Cada uma das suas etapas é crucial para o projeto seguir em frente. Neste primeiro momento pensamos na seguinte sequência:

1. Requisito dos produtos

2. Restrições dos produtos

3. Definições de funções e princípios dos produtos

4. Pesquisa

5. Concepção do design dos produtos

6. Viabilidade econômica.

Como você vê o equilíbrio entre o “feito à mão” e o industrial?

A industrial é a produção de bens baratos e práticos por meio da produção em massa e com métodos automatizados, enquanto o artesanal “feito a mão” produz bens de bom gosto, mais elaborados, artístico, tradicionais e culturais a um custo considerável. Ambos os processos poderão andar junto em uma indústria, facilitando com isso a personalização criando diferenciais competitivos.

Quais sensações as lâminas de madeira trazem para projetos de mobiliário corporativo?

As tendências de design vêm e vão, mas a madeira é atemporal. Os revestimentos em madeira são nobres, versáteis na aplicação e na composição de ambientes de trabalho, transformando completamente a aparência dos escritórios e elevando a autoestima dos colaboradores.

Como a Bortolini pensa a ergonomia no mobiliário?

A Bortolini desenvolve seus produtos com foco na ergonomia, garantindo que haja um ajuste perfeito entre os produtos, para a qual é usado e as pessoas que o utilizam. Em um escritório, isso se refere a itens como cadeiras, mesas, suportes para monitores e outros elementos que compõem as mesas e estações de trabalho. Garantimos que os funcionários dos escritórios tenham os móveis, equipamentos e condições de trabalho corretos para serem capazes de realizar seus trabalhos de maneira eficaz, confortável e sem efeito prejudicial na saúde.

O que podemos esperar do design da Bortolini no futuro?

A pandemia destacou a importância de priorizar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Agora e para o futuro iremos incorporar espaços para um aproveitamento maior da luz natural, produtos ergonômicos e intercambiáveis, flexibilizando a mudança de layout e criando uma interação maior entre as equipes de trabalho, fortalecendo os recursos de saúde mental através desta interação. Aplicar materiais ecologicamente corretos que possibilitam a sua reciclagem com foco no meio ambiente e na qualidade de vida.