Estudos comprovam a grande influência que as cores de um ambiente de trabalho exercem sobre quem o utiliza. Elas podem, inclusive, afetar psicológica, mental e cognitivamente os colaboradores, o que, consequentemente, pode propiciar uma maior eficiência produtiva ou mesmo um maior cansaço.

Estudar as cores é uma forma de compreender o próprio escritório e, além disso, explorar todo o seu potencial, atingindo objetivos e suprindo necessidades. Sejam elas quentes ou frias, cada uma impacta de forma diferente nas pessoas que ocupam o espaço:

Cores quentes: em geral, as cores quentes diminuem os ambientes e atuam favoravelmente na vitalidade. Em grandes quantidades, geram estresse, tornando os indivíduos mais predispostos a discussões.

Vermelho: energia, vitalidade, inspiração, motivação. Em excesso, pode ocasionar irritação e tensão.

- Amarelo: energia, facilidade, rapidez. Em excesso acarreta ansiedade e cansaço.

- Laranja: motivação, alegria e comunicação. Pode ocasionar desânimo quando muito utilizado no ambiente.

- Rosa: em tons mais claros, traz tranquilidade, delicadeza e inspiração. Os mais fechados dão elegância e inspiração.

Cores frias: dão a impressão de amplitude aos ambientes, ideais para espaços em que deseja-se relaxamento e tranquilidade. Em excesso, podem trazer um ar de monotonicidade e tristeza.

- Verde: o tom suave traz a sensação de quietude, paz e tranquilidade. Já os mais escuros, podem deprimir quando em excesso.

- Azul: serenidade, segurança, equilíbrio e estabilidade.

- Cinza: formalidade, serenidade e objetividade. Os tons escuros deixam o ambiente mais carregado e tenso.

E aí já está pensando em quais cores vai utilizar no seu escritório? Para não errar, pense sempre no seu maior objetivo com cada um dos cantinhos do ambiente. Aliás, uma boa dica é utilizar cores diferentes para separar as áreas de convivência, de reunião, de trabalho etc.