A Bortolini

Gestão ecoeficiente dos recursos naturais nos 18 mil m² de área construída, na Unidade Fabril em Garibaldi/RS.

Fundada em 1948, a Bortolini construiu sua trajetória e se consolidou graças à coragem e ao espírito empreendedor de seus fundadores e gerações que os sucederam. Com o olhar sempre voltado para o cliente e para o futuro, a inovação permeia todo o processo, desde o projeto, a fabricação, até a instalação do mobiliário de alta qualidade.

Design arrojado, tecnologia de ponta e a ampla possibilidade de personalização proporcionam a criação de ambientes singulares, com conforto e ergonomia para os usuários.

A herança de nossos antepassados é razão de orgulho e responsabilidade. Assim também é com a nossa equipe de colaboradores, que nos ajuda a escrever esta história de pessoas construindo para pessoas.

A Bortolini conta com um parque fabril com 18 mil m² de área construída e tecnologia que agrega valor aos seus processos.

Com maquinário de excelência europeia e sistemas que promovem o máximo aproveitamento dos recursos fabris, a Bortolini é reconhecida pela alta qualidade do mobiliário corporativo e pelo comprometimento profissional em todo o processo, desde o design inovador, passando pelo  projeto,  fabricação, até a instalação.

Valores corporativos

Negócio

Soluções inteligentes em mobiliário.

Missão

Gerar valor as pessoas e empresas, proporcionando melhores ambientes de convívio.

Visão

Ser referência no segmento, por meio da excelência nos produtos e serviços.

Valores

  • Fazemos negócios para que nossos clientes se sintam seguros quanto ao que estão adquirindo, seja um produto ou serviço.
  • Buscamos criar um ambiente – físico e emocional - propício para o desenvolvimento pessoal, empoderando as pessoas a buscarem novas soluções, novos conhecimentos, ensinando e aprendendo.
  • Agimos de forma honesta e respeitosa, nossa seriedade é cumprirmos com a nossa palavra.
  • Não entramos em negócios simplesmente pelo resultado financeiro, buscamos negócios onde exista uma harmonia entre percepção de valor pelo cliente e rentabilidade para a empresa.
  • Nossas práticas buscam sempre ações que causem o menor impacto para o nosso meio ambiente, que é onde tiramos os recursos materiais para viver, para produzir os produtos que são entregues para nossos clientes

História

1948

No ano de 1948, os irmãos Aldo e Almiro, e o primo Servilio Bortolini fundaram a Bortolini Móveis. Instalaram-se, inicialmente, em um modesto pavilhão de madeira, onde ofereciam serviços de marcenaria e carpintaria. A criatividade foi um traço marcante dos sócios que, utilizando as próprias mãos, projetavam e construíam as máquinas para desenvolver seu negócio. Em pouco tempo, a empresa avançou em suas atividades e, hoje, a Bortolini se consolida como referência na produção de móveis corporativos.

1957

A empresa adquire um novo terreno, em frente ao antigo Barracão, onde constrói um prédio de 375 m2. Em 1958 inicia-se um novo ramo de negócios: a produção de móveis sob medida, atividade que perdurou até 1980.

1974

O pavilhão é ampliado para 1.600m², contemplando espaço para a administração da empresa. Com isso, a Bortolini investe em um novo mercado: móveis para escritório. Participando de licitações públicas, a empresa conquista o primeiro grande cliente no setor público do Rio Grande do Sul. Outros órgãos do Estado passam a adquirir móveis da Bortolini, impulsionando a empresa a novos investimentos.

1978

É adquirida a primeira máquina automática para a colocação de bordas. Na sequência, diversos equipamentos são incorporados ao parque de máquinas da empresa.

1990

Colaboradores da Bortolini participam, pela primeira vez, da maior e mais especializada feira de equipamentos para a indústria moveleira do mundo, em Milão, Itália. Percebendo espaço para o crescimento, os sócios investem em novos equipamentos, transformando a Bortolini naquele que é um dos melhores e mais produtivos parques fabris da indústria moveleira nacional.

2007

A empresa está estruturada em 8.150 m2 de área construída, produzindo uma média de 15.000 peças/mês. Cento e cinco colaboradores trabalham na fábrica e vinte e cinco representantes comerciais atuam nas principais cidades do Brasil e do exterior. Argentina, Chile, Uruguay, Paraguay, Porto Rico, Venezuela, Estados Unidos, Portugal e Moçambique são alguns países clientes da Bortolini.

2008

Ao completar 60 anos de vida, a empresa preserva sua característica inovadora. Atingir níveis crescentes de resultados, com as práticas de excelência empresarial e qualidade total é o objetivo maior da Bortolini. Preparar a empresa para dobrar sua capacidade de produção, vendendo e produzindo, com rentabilidade preservada e ótima liquidez, é o desafio para os próximos anos. A conquista da Certificação ISO 9001:2000 marcou esta etapa.

2010

Em março, a empresa inicia as atividades na nova fábrica, localizada em Garibaldi, na  Rota do Sol. Um marco no segmento corporativo do País. O investimento contínuo no desenvolvimento de produtos coloca a empresa em destaque nos mais importantes eventos de design do País. A plataforma Pluri é selecionada e exposta na Bienal Brasileira de Design 2010, realizada em Curitiba. E o Sistema Legale conquista o mais respeitado prêmio de Ecodesign do País.

2011

A empresa firma parceria com a Interstuhl, 2ª maior fabricante europeia de cadeiras. Com engenharia alemã e design inovador, os produtos são comercializados pela Bortolini no Brasil, com exclusividade. Esse ano é marcado também pelas conquistas do selo FSC e o prêmio IF Design Award, referente à linha Legale.

2018

A Bortolini completa 70 anos de história, trabalhando sempre para melhorar a vida das pessoas, através dos ambientes que projeta e fabrica.

2020

Em meio à pandemia Covid-19  que assolou o mundo, a Bortolini renova o compromisso com o design, com a personalização dos projetos, com o meio-ambiente, com os clientes e equipes de colaboradores, respeitando e acompanhando as mudanças que a atualidade impõe e lançando o seu Manifesto pelo Futuro.