A governança desempenha um papel fundamental na administração da Bortolini, fornecendo diretrizes e estruturas que promovem a eficiência, a transparência e a responsabilidade, através da gestão familiar e profissional compartilhadas. No conteúdo de hoje do blog, vamos conversar com Alexandre Sartor, CEO da Bortolini.

Como a Bortolini compreende a governança, um dos pilares da ESG?

Como todas as empresas, nosso objetivo primordial é a geração de resultado, com respeito a todos os pilares da ESG. Compreendemos a governança como o conjunto de processos, regras e estruturas utilizadas para direcionar, gerir e controlar nossa empresa. 

Entendemos que a governança é essencial para estabelecer a forma como a empresa é orientada, estabelecendo responsabilidades para garantir a eficiência, a transparência, a prestação de contas e a sustentabilidade.

Como a governança atua na tomada de decisões estratégicas? 

Na Bortolini, a governança estabelece processos claros para a tomada de decisões estratégicas, garantindo que sejam baseadas em informações confiáveis, analisando riscos e considerando os interesses dos envolvidos, sempre tendo em mente os objetivos de curto, médio e longo prazos, de forma consistente e sustentável.

Iniciamos entendendo o contexto na qual a empresa está inserida, qual o caminho queremos seguir e qual deverá ser a Bortolini do Futuro.
A partir deste exercício, buscamos inovar, inserir novas práticas, compreendendo quais as ações são bem-sucedidas e quais erros deverão nos orientar para as mudanças necessárias. 

Em resumo, buscamos criar a convergência entre cultura da empresa e a prática de mercado, incentivando as lideranças e oxigenando o processo de gestão da empresa, com a formação de novos líderes, com foco numa gestão humanizada e participativa.

Como o processo de governança atua com a prestação de contas?

A governança define as responsabilidades e obrigações dos gestores da empresa, criando mecanismos de prestação de contas. 
Isso ajuda a evitar problemas de qualquer ordem e promove uma cultura do comprometimento, na qual os gestores são responsáveis pelos resultados e pelas ações, mas sabem que podem contar com o apoio estratégico da empresa para alcançar os resultados. 

A transparência é uma das etapas da governança bem sucedida. Como este processo se dá na Bortolini?

Promovemos a transparência nas operações da empresa, fornecendo informações claras e acessíveis aos sócios, funcionários, clientes, fornecedores e parceiros, pois cremos que a transparência cria mais objetividade. 

Isso inclui políticas de sustentabilidade, responsabilidade social e estratégias de gestão de riscos, entre outros. A transparência aumenta a confiança e fortalece a reputação da empresa, gerando percepção de credibilidade.

Como a governança ajuda a empresa a avaliar a gestão de riscos?

A governança ajuda a empresa a identificar, avaliar e gerenciar os riscos aos quais está exposta. Isso envolve a implementação de políticas e procedimentos para minimizar riscos financeiros, legais, operacionais e reputacionais. 

A gestão adequada de riscos contribui para a sustentabilidade e o sucesso da empresa. 

Como a Bortolini utiliza a governança no dia a dia?

Na tomada de decisões estratégicas e operacionais com foco nas demandas e boas práticas;

Na distribuição de responsabilidades claras para garantir e a transparência nas operações;

Na proteção dos direitos e interesses de todas as partes interessadas envolvidas, incluindo sócios, funcionários, fornecedores, clientes e comunidade;

No entendimento e cumprimento das leis, regulamentações governamentais, através de uma  equipe altamente  profissionalizada  e treinada;

Na promoção da confiança e a credibilidade, fortalecendo a reputação da organização;

Na apresentação trimestral  de Indicadores de performance a toda a equipe de colaboradores efetuado pela  área de qualidade;

Nas práticas do nosso Recursos Humanos, buscando cada vez mais humanizar e orientar nossos colaboradores;

Nas relações negociais com nossos clientes e fornecedores.

Gostou de saber mais sobre a governança na Bortolini!? Continue acompanhando nossas redes e fique por dentro de tudo de novo que for postado aqui.