Resumo: Possuir consciência ambiental é uma forma de não parar de pensar no futuro! A Bortolini possui o selo FSC, que garante o bom manejo florestal realizado para a fabricação de seus produtos, mas você sabe exatamente o que isso significa? Então confira no novo artigo do blog!

 

Talvez você já deve ter notado que utilizamos um selo escrito “FSC” com o logo de uma árvore, mas o que isso significa?

O FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada no início da década de 90, com o intuito de contribuir para a promoção do cuidado responsável com as florestas  ao redor do mundo. 

Presente em mais de 70 países, sua certificação é  internacionalmente reconhecida e identifica produtos originados de um bom manejo florestal. Assim, todo o mobiliário corporativo da Bortolini possui essa certificação, atestando a gestão ecoeficiente que é feita dos recursos naturais do Brasil.

Mas o que exatamente é um bom manejo florestal? De acordo com a definição do FSC,  são esses os critérios para o recebimento do selo:

・Obediência às leis, tratados, convenções e acordos ratificados pelo país e princípios do FSC;

・Respeito aos direitos dos trabalhadores e seu bem-estar social e econômico;

・Relações com a comunidade que contribuam para manter ou aumentar o bem-estar social e econômico local;

・Uso múltiplo dos produtos e serviços da floresta, aliando sustentabilidade econômica com benefícios ambientais e sociais;

・Cuidado com os valores da floresta e minimizar os impactos ambientais;

- Plano de manejo consistente com as políticas e objetivos da organização, e proporcional à escala, à intensidade e ao risco;

- Monitoramento e avaliação do plano de manejo e de seus impactos feito de forma participativa, e proporcional à escala, à intensidade e ao risco das atividades;

- Manutenção e/ ou melhoramento as áreas de alto valor de conservação na unidade de manejo;

- Implementação das atividades de gestão de acordo com as políticas econômicas, ambientais e sociais e dos presentes princípios e critérios.


E aí, quem já sabia que a Bortolini possuía esse selo? Conte aqui pra gente!


Referência: https://br.fsc.org/pt-br