A Sustentabilidade não é assunto novo. E aqui na Bortolini, esse pensamento é alimentado desde a nossa fundação.
Para falar sobre o tema, abordando quais as práticas que a Bortolini vem adotando ao longo dos anos e quais os nossos planos para um futuro mais sustentável, convidamos nosso CEO Alexandre Sartor para responder algumas perguntas.
A sustentabilidade contempla os pilares social, econômico e ambiental.
E o nosso papel enquanto empresa, além de gerar empregos e lucro, é assumir a consciência socioambiental para garantir o nosso desenvolvimento e o futuro, com a preservação da natureza no presente.
Por isso, nosso lema é: “O futuro existe porque nunca paramos de pensar nele”. E com o futuro em mente, sabemos que as nossas ações, hoje, resultarão no futuro que deixaremos para as próximas gerações e para o planeta.
Por isso, na Bortolini Sustentabilidade é tema estratégico.
Quais práticas sustentáveis a Bortolini adota?
O parque fabril Bortolini nasceu com diretivas de valorização do ecodesign e da redução significativa do impacto gerado pela indústria no meio-ambiente. Entre nossas práticas, estão:
· Adoção de cobertura vegetal para redução da temperatura nos ambientes internos.
· Captação de águas pluviais.
· Iluminação natural em todo o setor administrativo.
· Iluminação autônoma, formada por células fotovoltaicas .
· Separação de resíduos para correta destinação ambiental.
Como os ambientes empresariais vêm se relacionando com o tema?
Nossos clientes tem o tema sustentabilidade ambiental muito presente, assim como o tema é relevante nas esferas educacionais e política.
Estamos num momento global de reflexão e de busca por soluções que ajudem as empresas a encontrar a equação para que os pilares social, econômico e ambiental sejam atendidos, gerando riqueza e cuidado com o meio-ambiente.
A Bortolini já recebeu certificações que reconhecem suas ações sustentáveis?
A Bortolini conta com a certificação FSC®, que garante as melhores práticas de gestão e produção florestal, certificando que a madeira utilizada na fabricação dos móveis provenha de reflorestamento
Além disso, conta com o Rótulo Ecológico ABNT, que considera o ciclo de vida, desde extração de recursos, fabricação, distribuição, utilização e descarte dos produtos, estimulando a redução dos impactos negativos gerados no processo de produção.
O mobiliário da Bortolini segue rigorosamente as especificações da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, privilegiando a ergonomia e o conforto para os usuários.
Em 2015, obteve o Rótulo Ecológico ABNT. esta certificação leva em consideração o ciclo de vida dos produtos, objetivando a redução de impactos negativos causados no meio ambiente em todas as etapas do ciclo de vida dos produtos: extração de recursos, fabricação, distribuição, utilização e descarte.
Nosso objetivo é estimular a procura e oferta de produtos e serviços ambientalmente responsáveis, garantindo aos nossos clientes a confiabilidade nas informações.
Se você fosse definir o pensamento sustentável em uma palavra, qual seria?
FUTURO
Gostou do conteúdo!? Continue seguindo a Bortolini nas redes sociais e fique sabendo sempre que postarmos algo novo e interessante aqui no nosso BLOG.