Uma boa instituição de ensino superior pode ser categorizada assim por diversos fatores: um corpo docente capacitado, estrutura laboratorial com tecnologia avançada, tradição, diálogo com a sociedade e nível de profundidade das pesquisas. Porém existe um fator fundamental para que tudo isso seja aproveitado da melhor maneira possível, conectando os alunos com conhecimentos que exigem uma compreensão superior: a ergonomia. É sobre o papel da ergonomia em instituições de ensino superior que vamos falar hoje no blog da Bortolini.
Podemos até imaginar que é fundamental ter conforto na hora de aprender coisas novas, mas a descrição vai muito mais além. Até porque cadeiras e mesas que não foram pensadas do ponto de vista do usuário podem transformar completamente a experiência em sala de aula, aumentando o cansaço e a distração. E quando o assunto é instituições de ensino superior, o público é adulto e, às vezes, equilibra uma rotina de trabalho, estudos e família, o que torna a absorção de conteúdos mais complexa, principalmente se surgirem desconfortos e dores por falta de qualidade do mobiliário.
A ergonomia, capaz de alinhar o corpo humano da forma correta, promove o bem-estar ideal para que a atenção seja privilegiada. Esta característica baliza todas as linhas Bortolini e, no caso das instituições de ensino, alguns produtos vão além e pensam na funcionalidade, praticidade e mobilidade adequadas para ambientes de estudo.
Um bom exemplo disso é a linha Scuola da Bortolini. Suas cadeiras reúnem ergonomia, conforto e beleza de maneira única. Além disso, elas podem ser configuradas com prancheta articulada, braços, espaço para mochila/livros, e rodízios.
As mesas podem ser dispostas de maneira inteligente para criar layouts diferentes, o que atende à jornada individual assim como aos trabalhos em grupo.
O Quadro lousa da linha Scuola é equipados com rodízios de alta qualidade e funcionalidade, o que permite movimentá-lo facilmente, adicionando dinamismo aos estudos.
Fora da sala de aula, a Bortolini também tem linhas capazes de transformar a experiência dos alunos com a instituição de ensino superior. Opções como a Max, a Otium e a Favis são muito bem-vindas em ambientes de descontração e salas de reunião, pois envolvem os alunos em espaços dinâmicos, onde as ideias podem fluir e se conectar com facilidade e ergonomia.