Você já ouviu falar em open office? Este termo deriva da língua inglesa e designa os escritórios divididos por todos os colaboradores, sem salas divisórias. Neste artigo, falaremos um pouquinho mais sobre as vantagens e as desvantagens dessa configuração de espaço corporativo, confira!
Muito se fala hoje em dia sobre ambientes integrados, mas será que isso funciona também para os escritórios corporativos? Por que optar por esse modo de disposição no escritório? Quais suas vantagens e desvantagens? Continue a leitura e saiba mais detalhes!
Hoje, diversas empresas optam pelo open office, termo de origem inglesa que caracteriza os escritórios amplos e compartilhados por todos os colaboradores, sem grandes divisórias. Essa configuração se dá por diversos motivos, os quais veremos a seguir!
1. Comunicação rápida: imagina você precisar tirar uma dúvida com um colega e ter que atravessar todo o escritório para algo que se resolveria em questões de segundos... Muito mais fácil seria se seu colega estivesse a alguns passos da sua mesa, né!? É por isso que esse modo de disposição de escritório torna mais prática a interação diária entre os colaboradores.
2. Menor custo: as divisões tradicionais requerem maiores investimentos. Por isso, deixar o ambiente aberto se torna obviamente mais barato.
3. Integração entre a equipe: dividir o mesmo espaço com os colegas proporciona uma maior interação entre os colaboradores. Afinal, talvez uma pessoa nunca converse com outra que é de um setor diferente, no entanto, estar no mesmo local propicia esse contato.
4. Aumenta a felicidade: quando temos a companhia de outras pessoas, as horas parecem passar mais rápido. Além disso, nos sentimos mais motivados por não estarmos sozinhos e isolados em uma sala.
5. Maior proximidade com o líder: muitas vezes, entrar na sala do chefe pode ser intimidador. Porém, tê-lo a alguns passos torna tudo mais fácil. Aliás, essa é uma ótima forma do líder perceber tudo o que ocorre no escritório, as potencialidades e o que pode melhorar.
Contudo, apesar dos grandes benefícios, os espaços abertos podem ter algumas desvantagens que fazem com que muitas empresas optem pelo modelo tradicional de escritório
1. Redução da produtividade: de acordo com pesquisas, 15% da produtividade é comprometida nesses ambientes, devido ao fato da concentração e foco serem prejudicados.
2. Falta de privacidade: em alguns momentos lidamos com assuntos confidenciais da empresa ou não estamos em um bom dia, e é aí que a falta de privacidade se torna notória.
3. Excesso de barulho: pessoas falando, telefone tocando, barulho do teclado do colega do lado… Os ruídos são a todo momento, por isso, é importante que os colaboradores consigam aprender a manter-se focados, apesar da distração.
Mas e agora, o que escolher? A decisão depende de muitos fatores. Cada empresa é única, existem diversos segmentos, as individualidades dos funcionários e a cultura da empresa. Por isso, avalie o que você considera de mais importante para o seu escritório, seus objetivos e como é a sua equipe.
Além disso, vale considerar que algumas das desvantagens podem ser solucionadas com a Bortolini! Com 4 linhas de divisórias, os espaços podem ser divididos sem comprometer as estruturas e mantendo a individualidade, a organização e a produtividade nos escritórios corporativos.
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