A Biofilia, presente na grande maioria das mostras de design do mundo nos últimos anos, é um conceito criado para descrever a relação inata entre o homem e a natureza, salientando a necessidade que temos de permanecer conectados a ela. Uma prova da força desta tendência são as diversas pesquisas que confirmam a preferência humana ao ambiente natural, ao invés do construído. Quando perguntadas sobre como as pessoas enxergam uma cidade ideal, frequentemente elas escolhes características não-urbanas e incluem a vegetação constantemente nas descrições. É sobre a Biofilia e o seu impacto nos espaços corporativos que vamos falar hoje aqui no blog da Bortolini.
Estudos no campo da psicologia ambiental dizem que estar conectado com a natureza, é, na realidade, uma função humana adaptativa. Ela permite e ajuda na recuperação psicológica, o que significa que trazer elementos que permitem a conexão direta com a natureza (como parques e lagos) ou conexões indiretas (design de interiores que utilizam elementos naturais, cores e padrões que remetem à natureza, plantas, bem como explorar vistas para áreas verdes) para dentro de um ambiente empresarial pode ajudar a manter a estabilidade mental e aliviar as atividades do dia a dia, a fim de manter o bem-estar.
A pesquisa HUMAN SPACES: The Global Impact of Biophilic Design in the Workplace indica os 5 elementos mais desejados nos escritórios como sendo: Iluminação natural (44%), Plantas e flores (20%), Escritório silencioso e tranquilo (19%), Vista ao mar ou lagos (17%) e Cores vibrantes (15%). Mesmo que inaugurada em 2010, a nova estrutura da Bortolini traz a maioria destes elementos, como a valorização da iluminação natural nos escritórios e na fábrica, a presença de plantas, a vista agradável de grandes áreas verdes e o silêncio e tranquilidade, um conjunto de ingredientes que dá vida a um espaço agradável e receptivo.
HUMAN SPACES: The Global Impact of Biophilic Design in the Workplace
São diversas pesquisas que apontam para o aumento da satisfação e produtividade de equipes que trabalham em espaços envolvidos pela biolfilia. Por isso, ao elaborar novos projetos, os profissionais de arquitetura tem trazido grande ênfase aos aspectos que ligam os ambientes à natureza. Além da valorização da iluminação natural, o tema pode ser trabalhado como aspecto central da decoração, com plantas e tons que remetem à serenidade. Ou seja, pensar a natureza nos projetos é um caminho repleto de liberdade, inspiração e impacto positivo no bem-estar do trabalho.
Gostou do conteúdo!? Continue seguindo a Bortolini nas redes sociais para ficar sempre por dentro de tudo o que postamos aqui no Blog.