Além da tecnologia, diversos outros aspectos do ambiente de trabalho das empresas foram transformados ao longo dos anos. E com a chegada de novas gerações, as necessidades e funcionalidades destes ambientes mudaram completamente. É sobre o impacto do tempo e das gerações nos ambientes de trabalho que o Blog da Bortolini vai falar hoje.
Assim como as máquinas de escrever foram substituídas pelos computadores pessoais e os cinzeiros sumiram das mesas de escritórios, o design dos interiores também evoluiu com o passar dos anos. Do ponto de vista dos espaços e distribuição das salas, tudo ganhou um novo significado.
Da geração Baby Boomers para cá, muitos conceitos foram renovados e a cultura das empresas mudou bastante. O que antes era visto como normal, acabou se tornando algo tóxico no ponto de vista das gerações Y e Z. Chefes precisaram se tornar líderes, culturas competitivas precisaram ser repensadas, posturas profissionais de liderança estão mais ligadas ao bem-estar do que somente em vendas. As empresas acompanharam e estão acompanhando cada uma destas mudanças.
Hoje, alguns modelos contemporâneos de gestão organizacional, como a holocracia, evocam necessidades estruturais diferentes no ambiente de trabalho. Nesse modelo, muito bem visto pelas novas gerações, a necessidade de salas sofisticadas para simbolizar algum cargo ou relevância na empresa perdeu importância, já que o sistema consiste exatamente na ausência de hierarquia.
Tudo isso vem sendo renovado pelo estilo de vida dos profissionais das gerações Y e Z. O trabalho híbrido, por exemplo, sugere que a empresa seja um lugar aconchegante, onde é prazeroso estar e compartilhar momentos.
As salas dos chefes agora dão espaço para salas de brainstorming, onde as pessoas podem se conectar, relaxar, catalisar o maior número de ideias possíveis ou até mesmo somente cultivar e fortalecer as relações.
Um bom exemplo de móvel corporativo que atende estes espaços com maestria é a linha Otium da Bortolini. Conectada, esta linha entrega conforto, acolhimento e nasceu para ser o centro de salas de descompressão, ambiente favorito das gerações Y e Z.
Gostou do conteúdo? Continue seguindo a Bortolini nas redes sociais e fique sempre sabendo quando algo novo for postado aqui no nosso blog.